Olá a todos!
É minha primeira mensagem mas venho há algum tempo acompanhando o forum e acho muito bom!
Escrevo esta mensagem para tirar algumas dúvidas em relação a caixa de esgoto.
Meu apartamento e o apartamento vizinho (nível subsolo), foi invadido por água duas vezes este ano por conta de forte chuva. Resolvemos abrir a caixa de esgoto do prédio para tentar entender o que aconteceu, e mesmo não entendendo nada de instalação hidráulica creio que lá está tudo errado!
Temos duas tampas, o que me fez crer que fossem duas caixas, uma de esgoto, e outra pra recolher água de chuva e encaminhar até a rua. Quando abrimos a caixa, verificamos que são duas tampas, mas as caixas tem uma interligação, e em ambas temos canos de esgoto.
Como já havia entrado água nos apartamentos antes que eu morasse aqui, alguém instalou válvulas de retenção (de modo incorreto creio eu, como poderão ver em fotos).
Vamos às dúvidas
1) A caixa tem erosões. O quão isso é prejudicial, e como pode ser corrigido?
2) O síndico indicou que o prédio, tem conta de água muito acima de outros prédios do condomínio, alguns com mais pessoas residindo, inclusive, tem a
conta com 1/3 do valor e nunca encontraram vazamento (Diz ele que chamou SABESP e algum encanador de fundo de quintal pra verificar, mas ninguém com equipamentos especiais, etc). Um cano com água corrente eternamente sempre no mesmo ritmo poderia ser um indicativo da conta de água exorbitante? (ver foto)
3) É correto recolher água de chuva na mesma caixa em que se recolhe esgoto?
4) O que poderia ser feito para que a água de enchente deixasse de voltar pelo esgoto, cheia de sujeira? (se entrar água de chuva pela janela, mas sem o esgoto, eu já acharia que melhorou muito, caso seja impossível solucionar a equação por estarmos abaixo da rua).
Estamos em São Bernardo do Campo / SP.
Desde já agradeço a ajuda de todos!