Esquema estrutural


Responder Mensagem

Esquema estrutural

catapimba
postou em Seg, 07 Fev 2011, 22:56
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Boa noite pessoal,

    Sou um estudante de arquitetura e estou fazendo o meu trabalho final para concluir o curso.
    Estou fazendo um esquema estrutura da minha edificação e gostaria de uma opinião e ajuda daqueles que tiverem interesse ou disponibilidade em ajudar.
    Eu possuo um vão muito grande a vencer, cerca de 45 metros, é um pouco complicado explicar só com palavras, por isso acrescento as fotos do esquema estrutural. P.S. : As medidas de pilares e vigas não estão dimensionadas, nesta fase é só para que eu tenha uma idéia e a constatação de que é possível construir o edifício.

    No momento estou usando vigas invertidas, para tentar solucionar, mas ainda assim tenho muitos problemas...

    Por favor, dêem uma olhada nas fotos e vejam o que vcs acha da minha solução provisória. Sei que existem falhas, mas em uma das fotos explico onde está o problemas mais gritante.

    Grato a quem puder ajudar! Legal

    (http://img17.imageshack.us/i/36860034.jpg/)
    (http://img163.imageshack.us/i/14503742.jpg/)
    (http://img708.imageshack.us/i/57446680.jpg/)


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Esquema estrutural

    fabriciomgomes
    postou em Ter, 08 Fev 2011, 09:16
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

      catapimba escreveu:Boa noite pessoal,

      Sou um estudante de arquitetura e estou fazendo o meu trabalho final para concluir o curso.
      Estou fazendo um esquema estrutura da minha edificação e gostaria de uma opinião e ajuda daqueles que tiverem interesse ou disponibilidade em ajudar.
      Eu possuo um vão muito grande a vencer, cerca de 45 metros, é um pouco complicado explicar só com palavras, por isso acrescento as fotos do esquema estrutural. P.S. : As medidas de pilares e vigas não estão dimensionadas, nesta fase é só para que eu tenha uma idéia e a constatação de que é possível construir o edifício.

      No momento estou usando vigas invertidas, para tentar solucionar, mas ainda assim tenho muitos problemas...

      Por favor, dêem uma olhada nas fotos e vejam o que vcs acha da minha solução provisória. Sei que existem falhas, mas em uma das fotos explico onde está o problemas mais gritante.

      Grato a quem puder ajudar! Legal

      (http://img17.imageshack.us/i/36860034.jpg/)
      (http://img163.imageshack.us/i/14503742.jpg/)
      (http://img708.imageshack.us/i/57446680.jpg/)



      Amigo,

      Grandes vãos exigem soluções caras e trabalhosas. Não há problema em querer ter, mas você precisa saber as consequências disso.

      Segue um link interessante:
      http://www.piniweb.com.br/construcao/noticias/a-engenharia-esta-vencendo-os-grandes-vaos-80365-1.asp

      Abraços,

      Eng. Fabrício Mosqueira Gomes

      CARCAMANO
      postou em Ter, 08 Fev 2011, 14:41
      Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

        O sistema estrutural adotado é concreto? Acho que algumas medidas principais e gerais você deveria colocar nas imagens...isso facilitaria muito o entendimento do partido.

        Esquema estrutural - Estrutura metálica

        IsaacdeCristo
        postou em Sex, 11 Fev 2011, 15:40
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Catapimba,

          Pelo vão citado a ser vencido eu lhe encorajaria a adotar estrutura metálica. A viga provavelmente será uma treliça.


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:26, num total de 1 vez
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Esquema estrutural - Estrutura metálica

          ncis
          postou em Sex, 11 Fev 2011, 16:00
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 54

            Poderia te sugerir o uso do concreto protendido.
            Pela primeira foto, parte da estrutura parece estar em balanço. Correto?

            As fotos estão bem pequenas, se puder colocar os links seria melhor.

            catapimba
            postou em Seg, 14 Fev 2011, 20:56
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

              Boa noite a todos, abrigado pela intenção em ajudar. A principio pensei em estrutura metálica e depois na utilização do concreto protendido.
              Aqui seguem os links da foto para que fique melhor de visualizar.







              Obrigado pelo tempo dispensado de todos!

              MeketrefiS
              postou em Ter, 15 Fev 2011, 14:21
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                Vãos com grandes Balanços exigem pilares com inercia muito grande. Sugiro fazer pilares centrais em concreto armado, grandes e pesados, vigas em estrutura metalica mesclando com sistema Estaiado e pilares de bordas em estrutura de aço leve. Considere a ideia de fazer uma estrutura em balanço "Pendurada" e não apoiada.

                _________________
                mhfranhan@uol.com.br
                (11) 9320.5399

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Eng. André
                postou em Ter, 15 Fev 2011, 17:21
                Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

                  Boa tarde,

                  Adorariamos calcular esta estrutura, entre em contato conosco.

                  atenciosamente:

                  _________________
                  Eng. André Pinheiro
                  ZANOLLIN Soluções Estruturais
                  E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
                  Skype: eng.pinheiro
                  Fone: 19 3579 5051
                  Cel. : 19 97415 7770

                  Nereu
                  postou em Ter, 15 Fev 2011, 19:44
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

                    Gosto muito desse tipo de estrutura. É do tipo que não só se admira a arquitetura, mas também o trabalho da engenharia: "Nossa! como aquilo não vira???", "É seguro pisar ali em cima?", etc.

                    Concordo com a sugestão apresentada pelo MeketrefiS.

                    Alex Barreto Cypriano
                    postou em Qua, 16 Fev 2011, 12:08
                    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

                      Catapimba
                      Você devia tentar com seus próprios recursos ou com o auxílio do seu orientador resolver o problema estrutural que o seu partido de projeto criou... Uma edificação tão pequena mereçe tão grande esforço? Por que não colocar pilares em baixo, mantendo alguma proporção entre os vãos estruturais propostos ou então fazendo-os com formas diferenciadas (em V por exemplo)?
                      As duas coisas, partido e estrutura, andam juntas: há beleza artística onde há técnica perfeita e há técnica perfeita onde há beleza artística.
                      E boa sorte.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais