Rachaduras na casa do visinho


Responder Mensagem

Rachaduras na casa do visinho

Gustavo.Lopes
postou em Dom, 27 Fev 2011, 21:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite!

    Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre responsabilidade por danos á terceiros.

    Em 2009 comprei uma casa em uma pequena vila, em geral, todas as casas da rua são muito antigas, em torno de 70 anos. Ao iniciar a reforma do imóvel para morar, me deparei com um problema maior, a casa, assim como as demais da rua, não tinha estrutura nenhuma (são paredes comuns entre visinhos com tijolos de barro e pelo que parece não foi utilizado cimento, o que prende um tijolo ao outro é uma espécie de barro..., enfim, é uma realidade assustadora...).

    Diante do cenário acima, precisei fazer uma reforma mais profunda, construindo novas paredes dentro do meu terreno, com sapatas, vigas, colunas, toda uma nova estrutura. Aproveitando a ocasião de ter que fazer do zero, decidi fazer dois comodos no andar de cima.

    Quatro meses após finalizar a reforma e me mudar para o local, estou sendo procurado por um dos visinhos que alega que a minha obra comprometeu a estrutura da casa dele, porém a minha dúvida é a seguinte: A casa ao lado, possui estrutura conforme citado acima, não tem uma barra de ferro sequer e pelo que parece também não tem cimento, ou seja, é muito precaria. Como proceder em uma situação como essa, até que ponto causei o problema e tenho responsabilidade, sendo que a casa ao lado parece não ter estrutura nenhuma para ser habitada?

    Muito obrigado pela atenção. Confused


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rachaduras na casa do vizinho - Responsabilidades por danos.

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 28 Fev 2011, 14:56
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Car Gustavo,

      Muito provavelmente as rachaduras foram mesmo causadas pela sua obra, devido à interferência de sua obra no solo vizinho. Isto, caso vá a juízo será solicitado um parecer técnico que deverá ser feito mediante as devidas análises da situação.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais