Gostaria de saber dos colegas por que a NBR6118/2003 admite pilares mínimos com as seguintes dimensões e armações:
20 x 20, 12x30 e com ferros de 3/8 (10mm).
Minha dúvida surge pois na prética, já vi até mesmo sobrados em que foi usado pilares de menor dimnesão e até mesmo ferros de 5/16 (8mm) e as casas continuam de pé a muitos anos e sem trincas.
Pensando nisso, comecei a formular hipóteses:
1. a estrutura funciona bem, mesmo não atendendendo a norma porque a carga de apenas 2 pavimentos deve ser insignificante.
2. a norma deve estar exagerando por algum motivo.
3. a norma deve estabelecer essa armadura por acreditar que haja esforços negativos que possam atuar na estrutura.
4. os terrenos que tais obras foram executados deve ser firme e os vãos menores que 4.5m evitando assim esforços de tração proveniente de possíveis recalques ou momentos negativos.
5. a dosagem de concreto dessas obras apesar de empíricas 3:1 ultramassam em muito os 20MPa estabelecidos pela norma e os esforços de compressão são atendidos facilmente.
Colegas engenheiros...gostaria que pudessem me esclarecer sobre esse assunto pois sou arquiteto e essa dúvida sempre me ocorreu. No interior já vi construções de 3 andares onde a bitola usada foi o 5/16.