Dúvidas sobre servidão de passagem. Esclareça aqui!


Responder Mensagem

Perder servidão

Gildasio Azevedo
postou em Sex, 22 Jan 2021, 19:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    A 32 anos atrás comprei uma casa de fundos, 5 anos depois desses 32 anos meu atual vizinho comprou a casa da frente. Sempre passei onde possui um portão para nós dois sairmos. Meu filho comprou um lote ao lado e o vizinho agora não quer permitir minha passagem pela frente alegando que meu filho agora possui um lote ao lado e com isso devo passar pelo lote do meu filho. Minha dúvida é: Esse meu vizinho pode mesmo me proibir de passar pela frente do lote onde estão as nossas casas, a qual eu já passava antes de ele comprar onda frente? Nunca fizemos acordo de servidão e nas pr9messas de compra e venda não menciona nada sobre isso.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Servidão obstruída por carros

    Antonio Ricardo
    postou em Seg, 27 Set 2021, 10:06
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Moro na última residência de uma servidão de passagem com pelo menos umas 7 casas antes da minha. Eu possuo garagem e toda a vida tenho dificuldades pra sair e guardar o carro porque alguns vizinhos não tiveram o cuidado de fazer garagens e deixam os carros estacionados obstruindo a passagem. Todas as vezes tenho que chamar um por um pra retirar os veículos da passagem. Isso quando consigo. Já tive que utilizar UBER em vez do meu carro porque tenho essa dificuldade. A servidão é registrada em cartório e o meu imóvel possui matrícula. Gostaria de saber qual melhor medida adotar já que os vizinhos insistem em continuar fazendo isso mesmo falando com eles da minha necessidade de passagem. Desde já agradeço.

      Servidão de passagem em chácara

      andrei.bergamo
      postou em Seg, 06 Mar 2023, 00:51
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Olá
        Estou pensando em adquirir um lote rural, mas será preciso ter uma servidão de passagem para outros lotes dos fundos.
        A oferta do lote é de 20.000m², mas no croqui de divisão dos lotes a medida da servidão fica dentro do meu lote, então, eu teria menos de 20.000m² de área útil para meu uso (algo em torno de 19.000m²).
        Essa forma está correta?
        Ou o proprietário que está loteando é que precisa demarcar a área da servidão e, somente a partir dessa medida, contar os 20.000m² livres do meu lote???


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais