Tenho um imóvel que foi reformado (sala, cozinha, 3 quartos, dependência, banheiro). A obra foi feita sem engenheiro e arquiteto (não me julguem). Basicamente houve a divisão de um banheiro enorme que foi transformado em dois, servindo um de suíte com porta que foi aberta para o quarto. Entre dois quartos foram retirados os armários e uma parede e construído um banheiro no espaço. A dependência tinha uma porta para a área de serviços, fechamos ela e abrimos a porta no corredor para ser usada como escritório e não dependência externa.
Fora isso, foi feita troca de taco por cerâmica e porcelanato, troca dos revestimentos e pisos, substituição de vidro comum por blindex, todas as instalações referentes aos novos banheiros criados, rebaixo de gesso em alguns cômodos, em outros apenas roda forro. Só usamos piso sobre piso na cozinha, em todo os restante foi retirado o piso antigo e colocado o novo.
Assim,o apartamento ficou com 3 quartos, sendo 2 suítes, sala, cozinha, banheiro social e escritório.
Pergunto:
1) Caso eu venha a vender este imóvel via financiamento, o engenheiro do banco recusa o imóvel apenas pelo fato da reforma ou se estiver tudo certo, não haverá impacto?
2) Existe forma de regularizar uma obra de reforma já pronta, como se faz com obras de cosntrução? Por exemplo, mesmo com tudo já feito, obter algum laudo de que está tudo ok, planta, devidos registros na matrícula e etc? Quais seriam as etapas?